quinta-feira, 30 de setembro de 2010

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO

Dos jogos educativos, apresentados pela interdisciplina Ludicidade e Educação, posso destacar os mais significativos para mim e muito explorados em meus planejamentos; os cooperativos (jogos realizados em grupos, onde um ajuda o outro) e as atividades artísticas e recreativas (atividades que trabalham com a coordenação motora e com a criatividade dos alunos). Os jogos educativos têm elementos de todas essas atividades que nós professores aprendemos junto ao PEAD da UFRGS, considerar como importantes estratégias de ensino, ao mesmo tempo lúdicas e adequadas ao desenvolvimento de conteúdos, competências e habilidades.
Enfim, de acordo com a abordagem da interdisciplina Ludicidade e Educação, observei que o jogar é uma brincadeira que bem orientada, contribuiu positivamente no processo da alfabetização da turma, pois o jogo pôde ser reproduzido, transformado e criado. Esta tarefa coube a mim professora, juntamente com meus alunos e pôde ser realizada nesta etária entre 7 e 8 anos, bastando para tal adaptar a complexidade das solicitações ou propostas.
Deste modo, perceber que para meus alunos os jogos foram pura diversão e as brincadeiras acabavam virando uma aula inesquecível e os alunos aprenderam sem que precisassem escrever muitas vezes as palavras ou decorá-las para fazer um ditado, por exemplo, foi inevitável, pois eles passaram a escrever espontaneamente, e o resultado foi muito bom. Brincando com as palavras e seus elementos silábicos, criando frases e realizando atividades de análise, síntese, as crianças ganharam uma base sólida de conhecimentos e o processo de alfabetização fluiu naturalmente.

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