quarta-feira, 29 de setembro de 2010

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO

Ludicidade e Educação
Acabei de ler a postagem do segundo trimestre, respondendo a uma pergunta sobre atividades lúdicas na sala de aula e logo já fiquei empolgadíssima, por mais incrível que pareça , foi esta a área escolhida por mim para ser bastante trabalhada, explorada e priorizada durante o meu estágio supervisionado, com ótimos resultados e maravilhosa aceitação por parte dos alunos, os quais participaram ativamente, demonstrando boa vontade e total participação em todas as atividades propostas. Também na época , ao cursar esta disciplina, lembro-me que i um texto no qual falava da importância dos jogos de repetição, pois este preparava a criança para a fase adulta, para que mais tarde ela consiga agüentar a rotina diária e repetitiva do trabalho e do dia-a-dia.
Assim esta iniciativa deu--se a partir do meu estagio curricular , realizado em uma turma do segundo ano do ensino fundamental, realizado na própria escola onde leciono ha quase 20 anos, onde pude observar, mais uma vez, que as dificuldades encontradas por muitos alunos, na caminhada rumo a alfabetização, pode ser devido a falta de interesse, intensificada por nós educadores, por uma inadequação metodológica e ao não repensar nossas práticas pedagógica junto aos nossos alunos. Assim, contato direto com esses alunos me fez pensar nos jogos como alternativa de trabalho que pudesse atenuar as dificuldades e o desinteresse percebidos ao longo do estágio supervisionado, pois observei que os alunos se sentem muito mais motivados quando utilizamos jogos como estratégias no processo ensino-aprendizagem

Nenhum comentário: