sábado, 13 de novembro de 2010

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

AVALIAÇÃO
"A avaliação (...) tem de adequar-se à natureza da aprendizagem, levando em conta não só os resultados das tarefas realizadas, o produto, mas também o que ocorreu no caminho, o processo. Para isso é preciso observar:
Que tentativas o aluno fez para realizar a atividade?
Que dúvidas manifestou?
Como interagiu com os outros alunos?
Demonstrou alguma independência?
Revelou progressos em relação ao ponto em que estava?"

"A avaliação deve servir para subsidiar a tomada de decisões em relação à continuidade do trabalho pedagógico, não para decidir quem será excluído do processo."
Publicação: Artigo da Publicação Raízes e Asas n. 8. São Paulo: CENPEC, 1995
Páginas: 23
Um dos grandes desafios do estágio ocorrido no semestre passado foi o modo de avaliar meus alunos de acordo com o conteúdo aprendido na disciplina de Organização do ensino fundamental ,pois ao trabalharmos de uma forma diferente, dentro de projetos, e acostumados a simplesmente avaliar, por avaliar, com provas sistematizadas, corrigidas, onde o aluno era aquilo que se via na sua prova,, sem ser visto a sua realidade, sem contar a sua vivencia, foi algo bastante diferente, gostoso e significativo no meu crescimento como profissional.

Nenhum comentário: