sábado, 6 de junho de 2009

Repensando a Questão

Réplica à análise e repensar a questão

Este foi realmente o desafio do semestre, após eu e minhas colegas pensarmos sobre a pesquisa de um assunto que muito nos instiga “drogas”, também por sentirmos que este assunto é atual e sempre aflige aqueles que tem contato com adolescentes ou mesmo pré-adolescentes, por sermos mães e sabermos que nossos filhos podem entrar neste caminho, resolvemos unir nossas forças e saberes para tentar investigar o PORQUÊ das drogas e sua tão fácil aquisição. Mas, ao propormos o assunto que para nós, parecia tão pertinente, fomos interrogadas sobre a possibilidade de nossa pergunta ser um tanto difícil de responder, apesar do tema ser bastante interessante. Também nos foi bastante explicado sobre a questão ser bastante ampla e o risco de abrir o leque para muitas alternativas, tornando-se assim muito difícil de chegar a um consenso. Assim fomos instigadas a pensar e repensar possíveis respostas a nossa pergunta, contemplando dúvidas e certezas e a verificar quantas possibilidades temáticas poderiam envolver esta questão sobre drogas.
Realmente foi um grande desafio, mas finalmente após refletirmos e chegarmos a conclusão de que deveríamos alterar o rumo de nosso PA, ou modificando o tema proposto ou redimensionando a pergunta.
Encontramo-nos mais algumas vezes em um curto período de tempo e ao final, acabamos por decidir investir pesquisa na área da tecnologia da informática na educação. Pedimos um parecer da professora e fomos muito bem orientadas de que não era necessária a troca, mas um repensar sobre a pergunta, tão abrangente; o porquê das drogas.
Assim, nossa nova pergunta foi recebida com muito carinho pela professora, com muitos elogios pela nosso coragem de mudar, como ela mesmo disse: _ Isto é aprendizagem, e foi dispendido um tempo neste processo, não foi em vão fazer este caminho, pensar e alterar, a isto damos o nome de processo. Parabéns pela coragem de debater e mudar. Por fim ficaremos muito entusiasmadas com o desenrolar desta pesquisa.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Este teu relato está muito rico em detalhes do teu processo de construção do PA, pois dá evidências da tua aproximação com o tema e dos distanciamentos que teu grupo foi levado a fazer a partir dos questionamentos recebidos.
Durante a leitura fui levada a procurar pelo Pbworks do PA, mas para minha surpresa não o encontrei. Percebi que vocês optaram por mudar o foco do estudo de vocês e há pouco havia deixado alguns questionamentos lá.
Parece-me que seria bom você dar continuidade a este registro contando como deu-se a decisão pela mudança.
Espero poder contribuir com tuas aprendizagens, por isto tenha certeza que podes contar comigo.
ABraços, Cátia
Abraços, Cátia