terça-feira, 30 de junho de 2009

APRENDIZAGEM

Hoje ao ler minha postagem sobre o que é aprendizagem e conhecimento, vejo que respondi estas questões de forma Empirista, isto é de uma forma de explicação da gênese do desenvolvimento do conhecimento,e ao ler o texto solicitado vejo agora que minha resposta está desatualizada e como diz o texto, “grosseiramente” errada, pois o aluno não é um papel em branco, mas como minha idade mostra, fui educada nos anos 70, mas com o passar das disciplinas deste PEAD, e agora com este novo enfoque da psicologia, pude notar perfeitamente onde me equivoquei.
Com a seguinte frase do texto “o professor ensina e o aluno pergunta; qual é a tua dúvida?”, retrata aquilo que respondi, lá no primeiro semestre, sem nenhum suporte teórico “conhecimento a aprendizagem e a sua continuação ocorre na escola sob orientação do professor que as estimula para quere saber sempre mais.”, claro que aqui falo da estimulação do professor, mas desconfio que continuo na mesma fala “fixismo, repetição e reprodução”, até me envergonho de minha resposta, mas nunca é tarde para mudarmos.
Agora falando um pouco sobre a pedagogia não diretiva, desta forma minha filha, hoje com 24 anos foi alfabetizada, era a moda, o tão falado “contrutivismo”,mas que foi realizado erroneamente por certos educadores que não souberam interpretar aquilo que deveriam fazer, onde era o aluno que delimitava tudo, e para mim, virou uma bagunça, minha filha é prova disto pois apresentou serias seqüelas em sua alfabetização e posteriormente em seu aprendizado, e como diz o próprio texto “o resultado é um processo que caminha inevitavelmente para o fracasso, com o prejuízo imposto a ambos os pólos”, portanto o aluno não aprende e o professor não ensina nada.
Finalmente, agora comparo minha resposta a pedagogia relacional,esta é a verdadeira educação construtivista, pois é a partir dela que o aluno constrói seu conhecimento e seu aprendizado, bem ao contrario de como me expressei ao responder as questões do primeiro eixo. Aqui é o aluno que interage com o saber formalizado, é a mistura da bagagem hereditária com o conteúdo que é assimilado do meio físico ou social. Assim gostaria de me inserir cada vez mais nesta proposta relacional pedagógica.

Nenhum comentário: