terça-feira, 30 de junho de 2009

Estadios do desenvolvimento

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Estágios do desenvolvimento e suas características

PERIODO SENSÓRIO MOTOR (0 A 2 ANOS) período compreendido do nascimento até o aparecimento da linguagem, mais ou menos,em torno dos 2 anos, caracterizando-se por ser a inteligência sensório-motora, exclusivamente prática, com a capacidade de representação da realidade, através de ações mediante a percepção e os movimentos como sucção, movimento dos olhos, adquirindo habilidades.

PERIODO PRÉ-OPERATÓRIO (2 A 7 ANO

Este período compreende dos 2 aos 7 anos de idade, em média, caracterizando-se pela capacidade de representação da realidade ou função simbólica, manifestando-se pela imitação diferida, desenho, imagem mental, jogo simbólico, linguagem, sons e devaneios. A capacidade simbólica neste período é marcada pelo egocentrismo, pois a criança não é capaz de lidar com idéias diferentes das suas e seu pensamento tende a centrar-se em um único aspecto da realidade. Com isto, não consegue reverter relações que para ela são absolutas, ou seja, não consegue percorrer um caminho cognitivo .

. OPERATÓRIO CONCRETO (7 A 11/12 ANOS)

O inicio neste período ocorre com a construção da capacidade de reversibilidade, tornando-se capaz de realizar ações mentais, capaz de compreender a respeito do ponto de vista do adversário, procurando justificação ou provas para afirmação própria. Neste período são construídas as operações lógicas de classificação e seriação, conservaçao física de substâncias, peso e volume e também conservações espaciais de comprimento, área e volume.

OPERATÓRIO FORMAL 11-12 ANOS em diante. O período operatório formal permite trabalhar com o pensamento hipotético dedutivo e estabelecer relação entre diferentes teorias, buscando relações com os mais diferentes campos do conhecimento. É ai que a criança adquiri a capacidade de criticar e discutir os valores morais adquiridos de seus pais e constrói os seus .

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