sábado, 22 de novembro de 2008

Em relação ao projeto politico pedagogico da escola

Qual é a filosofia da minha escola?
Quem é o aluno que minha escola recebe?
Qual é a realidade sociocultural dele?
Que ações da minha escola são consideradas boas? Para quem?
Do que voce gosta em sua escola?
Do que voce não gosta em sua escola? Por quê? (estas duas últimas perguntas deveria ser feitas a todos os envolvidos no processo, professores, pais, alunos, funcionarios,etc)
Mapeando o rendimento dos alunos, onde se encontram o melhor aproveitamento?
Onde se encontram as maiores dificuldades? Por quê?
Estas e outras questões apontam o projeto específico da escola, pois cada uma é uma realidade distinta. Ter um projeto de escola baseado em nossa realidade não significa sucatear nosso trabalho, pelo contrario, pode nos dar o conforto de estarmos construindo verdadeiramente uma escola cidadã e formadora.
Assim discutir o projeto pedagógico da escola é o começo do processo de avaliação. A sistematização desse momento não o finaliza, mas torna-o parâmetro para outras práticas e avaliações.

4 comentários:

Gláucia Henge disse...

Olá Sandra!
Muito boa a sua sistematização das questões que subjazem e ao mesmo tempo constituem a base de todo projeto político pedagógico... Em especial, cabe refletir: que espaço damos ao caráter político desse projeto? Tendemos a nos prender mais no caráter pedagógico? Quais os efeitos disso?

Um grande abraço, Gláucia.
Tutora - Org.Ens.Fundamental

Suelen Assunção disse...

Sandra querida!
Questões realmente muito pertinentes estas que elaboraste. Atrelada a um pensamento de que cada escola é uma, com realidades e culturas diferentes.
Tenho certeza de que, a partir destas questões, boas propostas para os documentos formais da escola iriam ser elaborados.
Beijão pra ti.
E parabéns pela reflexão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!!!
Passei aqui para ver tuas novas postagens, mas continuo na expectativa para iniciarmos nossas trocas neste espaço.
Abraços,
Cátia

“Registrar é deixar marcas. Marcas que retratam uma história vivida. (...)
Registrar a própria prática pode ser um rico instrumento de trabalho para o professor que busca reconstruir os conhecimentos junto com os alunos, porque o retrato do vivido proporciona condições especiais para o ato de refletir.” (Warschauer, Cecília. A roda e o registro : uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1993. p.61)

Geny disse...

Querida aluna Sandra Vignigo Alves!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
A sua última postagem foi em 22/11/08, mesmo assim li as suas colocações e achei interessantes os registros apresentam clareza, objetividade, embasamento teórico.
Sugiro que você retomasse as suas postagens, elas são muito importantes para a sua trajetória acadêmica.
Em breve voltarei para um novo comentário.
Um grande abraço,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS