segunda-feira, 16 de junho de 2008

Matematica, não precisa mais ser vista como vilã

A Matemática vem, desde muito tempo sendo considerada a vilã entre as matérias do currículo básico. Sua forma de ser vista e trabalhada é muito fria, sem história e sem sentido. Talvez ate mesmo pela falta de preparação de nós professores do ensino fundamental.
Esta disciplina busca lembrar outras formas de se estudar Matemática, busca tirar o seu estudo do papel de vilão, de fator de exclusão social. Talvez os professores não percebam, mas a Matemática há muito tempo vem sendo uma forma de escolher e excluir alunos, e este papel só deixarão de ser desempenhado quando a Matemática quantitativa der lugar à Matemática qualitativa.
Um estudo que vise buscar outros caminhos para o ensino-aprendizagem de Matemática, ou até mesmo apenas discutir e apontar falhas do atual modelo de ensino matemático é justificado por um pequeno questionamento quanto à repetência e não aprendizagem da disciplina Matemática.
Meu intuito é descobrir e apresentar como, quando e porque se dá a aprendizagem Matemática e procurar mostrar outros caminhos para estabelecer esta aprendizagem de forma verdadeira e engrandecedora para o meu aluno através de aulas mais descontraídas e produtivas.

2 comentários:

Luciani Silva Bocorni disse...

Olá! Qualquer assunto como de praxe nós os conduzimos da forma que os percebemos dentro da nossa realidade compreendida. A forma de conduzir matemática sabemos até então deve ser baseada na vivência do indivíduo, ele saber de que esta matéria está inserida em nosso cotidiano, mas acima de qualquer questão a pessoa para atingir qualquer nível de estímulo e compreenção deve ter maturidade para tal procedimento e assunto.

Luciani Silva Bocorni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.