domingo, 22 de junho de 2008

Matematica também pode ter imaginação

Problemas não convencionais são apresentados em textos mais elaborados, contendo personagens, provocando a imaginação do meu aluno e sugerindo situações inusitadas. Convidam ao raciocínio, motivam e causam encantamento. Uma boa fonte para encontrá-los são os almanaques e os gibis o que pouco os alunos tem acesso hoje em dia. Eles podem ser resolvidos por diversas estratégias e muitas vezes têm mais de uma solução.
Exemplo: Vovô disse que cresceu numa casa onde havia 12 pés e um rabo. Quem poderia ter vivido com vovô?
Noto como é preciso mobilizar vários conhecimentos para esta resolução. Se havia um rabo, supõe-se que havia um animal. Um cachorro, por exemplo, que tem quatro pés. Os oito restantes poderiam pertencer a quatro pessoas, uma delas o próprio vovô. Mas e se o rabo fosse de um peixe no aquário? Esta meus alunos adoraram e acharam realmente varias respostas, aquelas que eles queriam.
Problemas sem solução desenvolvem a habilidade de duvidar. Pedi então aos meus alunos que modificassemo enunciado de um problemas desse tipo, para que passassem a ter uma solução.
Problemas com mais de uma solução valorizam o processo de resolução, que pode não ser único. O aluno se sente mais encorajado e autônomo, pois encontra o próprio caminho. Ao observar as estratégias dos colegas, adquire a capacidade de analisar a eficiência da própria solução.
Problemas com excesso de dados assemelham-se às situações que o aluno vai enfrentar na vida. Geralmente são apresentados de forma pouco objetiva, que evidenciam a importância da leitura para a compreensão.
Problemas de lógica necessitam de raciocínio dedutivo. Para resolvê-los o aluno deve se mostrar hábil em prever e checar situações, levantar hipóteses, buscar suposições, analisar e classificar dados.

Um comentário:

Luciani Silva Bocorni disse...

Olá! Demonstra em tuas postagens grande interesse em auxiliar teu aluno a adquirir sua nova aprendizagem, é importante esta visão que possui de que cada ser tem sua capacidade em certo momento de desenvolver sua autonomia para o crescimento e aperfeiçoamento de seus valores.Abraços.