quarta-feira, 14 de abril de 2010

PLANEJAMENTO

PLANEJAMENTO

Com a proximidade do início do estagio do PEAD, passei alguns dias preocupando-me com o planejamento diário que a prática iria exigir, e após varias buscas e pesquisas, nas disciplinas já relizadas, constatei a importância do planejamento na nossa profissão, pois esta é uma guia de orientação que auxilia na concretização daquilo que se almeja.
O planejamento se torna necessário a nós educadores a medida que nos preocupamos em termos qualidade naquilo que fazemos. Sendo assim nossas ações atuam não somente em nossos alunos, mais também em nós mesmos e acabam por afetar a sociedade.
Se o papel do professor é o de provocar desequilíbrio, mudança, também nessa ação, o planejamento se torna um passo principal, possibilitando caminhos ao conhecimento, as mudanças e a transformação, que são os objetivos da educação.
Portanto o planejamento tem para a práxis do professor a finalidade de dar direcionamento as ações as ações pré-determinadas; a finalidade de auxiliar quanto a dificuldades e eventualidades de forma a agir tanto no próprio professor, quanto no aluno provocando o aprendizado e viabilizando o processo de ensino.
O planejamento então deve estar de acordo com o nível dos educandos, relacionando os conteúdos, os conhecimentos próprios e a realidade de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem na vida cotidiana do educando.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Concordo contigo que o planejamento tem fundamental importância na ação docente, por isto te questiono:
* Já fazias planejamento das tuas aulas antes do estágio do PEAD?
* Que mudanças percebes em teus planejamentos em relação a tua prática antes do PEAD?
Esta tua postagem traz evidências da reflexão sobre as tuas aprendizagens no PEAD, porém é fundamental que procure aprofundar mais, trazendo mais argumentos e referenciais teóricos que embasam tua reflexão.
Abraços, Cátia