domingo, 25 de abril de 2010

O que é leitura e escrita?

Será que com essa prática pedagógica as crianças conseguem compreender o significado da escrita e da leitura?
Ensinar somente os códigos de leitura e escrita? Isso é letramento? Não, não é letramento e muito menos alfabetização no que
diz respeito à compreensão do que é a escrita. Concordo com Vygotsky (1991, p. 119) quando afirma que:
Até agora, a escrita ocupou um lugar muito estreito na prática escolar, em
relação ao papel fundamental que ela desempenha no desenvolvimento cultural
da criança. Ensina-se as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas,
mas não se ensina a linguagem escrita. Enfatiza-se de tal forma a mecânica de
ler o que está escrito que acaba-se obscurecendo a linguagem escrita como tal.
As crianças (e principalmente os que apresentam “dificuldades para aprender”)
precisam refletir sobre o código escrito, precisam vivenciá-lo em seu contexto, para isso observei que o professor tem como função colocar as crianças em contato com gêneros textuais diferenciados, solicitando a elas que utilizem a escrita para escrever, e a leitura para ler . A escrita não pode ser simplesmente usada para cópia e
a leitura como repetição do que a professora fala, como está escrito na citação acima, pois assim estaremos desvinculando a leitura e a escrita das experiências de vida e de linguagem das crianças; esta ficará apenas, baseada na repetição, na reprodução. Precisamos mudar e a partir do planejamento de projetos tenho sentido esta diferença.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
É importante pensar criticamente sobre aquilo que faz parte da nossa prática como a leitura e escrita. Entretanto esta postagem precisa ser revista de forma que aquilo que é citação do Vygotsky fique claramente identificado. Recomendo que consulte o seguinte material que trata das normas de formatação de referências http://peadsaoleopoldo.pbworks.com/f/referencias.pdf e procure fazer as adequações necessárias.
Também destaco que o blog-portfólio é um espaço para registro das reflexões sobre as tuas aprendizagens, fundamentadas teoricamente. Todavia, nesta postagem não fica claro quais são as TUAS APRENDIZAGENS.
Aguardo tuas reformulações e fico a disposição para qualquer esclarecimento.
Abraços, Cátia