quarta-feira, 12 de maio de 2010

projetos

Trabalhando com projetos
Não devemos imaginar que o projeto é mais uma atividade que vamos ter de fazer como tantas outras ou que a escola estão arrumando mais serviço para nós. No projeto, nós professores não devemos pensar que somente teremos mais um afezer, pois quem na realidade deve interagir e trabalhar são os alunos. Nós professores deveremos administrar essa atividade, mediando e facilitando suas etapas. Àquele professor que resiste a trabalhar com projeto, achando que terá mais serviço, eu aconselho estudar um pouco mais sobre o que é realmente um projeto, pois só assim perceberá que não é essa a proposta. Muitos resistem por causa dos conteúdos. Aconselho, nesses casos, que pensem então em trabalhar os conteúdos com projetos ou projetos dos conteúdos. Particularmente, acho que a resistência maior está no desconhecido e também na necessidade de ser mais flexível, já que é impossível trabalhar com projetos de forma rígida e inflexível. Num projeto, estamos abertos a tudo, pois projetar é uma referência ao futuro, que, em muitos casos, ainda é desconhecido.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Em que referenciais teóricos estão fundamentadas tuas afirmações sobre projetos?
Não ficou claro para mim tua afirmação abaixo:
"nós professores não teremos mais serviço, pois quem na realidade deve interagir e trabalhar são os alunos"
Acredito que há uma mudança no papel do professor em relação à metodologias tradicionais e não um fim na função do professor. O que achas?
É necessário reformular esta postagem, pois não apresenta nenhuma evidência e argumentos que fundamentem tuas afirmações.
Sugiro rever as orientações para os registros no blog que estão disponíveis em http://peadsaoleopoldo.pbworks.com/Portfolio-de-Aprendizagens
Qualquer dúvida entre em contato.
Abraços, Cátia