domingo, 22 de novembro de 2009

DIFICULDADES DOS ALUNOS DA EJA

Dificuldades dos alunos jovens e adultos em sala de aula e no cotidiano de suas vidas
As dificuldades dos alunos da EJA são muitas, porque estes alunos são homens e mulheres que chegam à escola ou retornam com crenças e valores já constituídos.
Nas cidades, as escolas para jovens e adultos recebem alunos e alunas com traços de vida, origens, idades, vivências profissionais, históricos escolares, ritmos de aprendizagem e estruturas de pensamento completamente variados.
A cada realidade corresponde um tipo de aluno e não poderia ser de outra forma, são pessoas que vivem no mundo adulto do trabalho, com responsabilidades sociais e familiares, com valores éticos e morais formados a partir da experiência, do ambiente e da realidade cultural em que estão inseridos.
O saber cotidiano possui uma concretude, origina-se da produção de soluções que foram criadas pelos seres humanos para os inúmeros desafios que enfrentam na vida e caracterizam-se como um saber aprendido e consolidado em modos de pensar originados do dia-a-dia. Esse saber, fundado no cotidiano, é uma espécie de saber das ruas, freqüentemente assentado no
“senso comum” e diferente do elaborado conhecimento formal com que a escola lida. É também um conhecimento elaborado, mas não sistematizado. É um saber pouco valorizado no mundo letrado, escolar e, freqüentemente, pelo próprio aluno.E junta-se tudo isto a vergonha de estar freqüentando uma classe da EJA.

Nenhum comentário: