quinta-feira, 13 de novembro de 2008

AVALIAÇÃO

Fragmento do PPP em relação a AVALIAÇÃO

A avaliação vista como acompanhamento da aprendizagem é continua, um mapeamento que vai identificando as conquistas e os problemas dos alunos em seu desenvolvimento. Tem caráter investigativo e processual, promovendo o acesso ao conhecimento.
As pessoas envolvidas neste processo devem perceber-se como seres históricos, produtos e produtores da realidade onde atuam, podendo gerir suas alternativas de ação.

O professor deve ter clareza em relação aos conceitos relacionados aos quatro pilares da educação:
· aprender a conhecer
· aprender a fazer
· aprender a conviver
· aprender a ser.
Estes são conceitos que precisam ser ensinados, aprendidos e avaliados.

Assim teremos como resultado indíviduo competente para enfrentar novas e diferentes situações.

2 comentários:

Gláucia Henge disse...

Avaliar é um dos aspectos mais complexos da realidade escolar, não é mesmo? Que esforços cada um de nós tem empreendido para modificar velhas práticas que pouco contribuem para o real aprendizado e crescimento de nossos alunos? É algo a se pensar...

Um grande abraço, Gláucia.
tutora - Org.Ens.Fundamental

Suelen Assunção disse...

Sandra querida!
A avaliação como processo é, em muitas instituições, ainda uma utopia.
Esta, na maioria das vezes, serve para frustrar o educando frente aos seus fracassos escolares.
Assim, de que maneira os quatro pilares da educação podem fazer-nos mudar a concepção arraigada de AVALIAÇÃO na qual formamos e fomos formados?
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V