domingo, 20 de abril de 2008

PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS

Meus objetivos principais ao,longo deste curso de graduação em pedagogia o PEAD da UFRGS é a partir da minha propria experiencia pedagogica como docente e das situações escolares no desenvolvimento das minhas reflexo~es, estabelecendo uma aproximação entre a teoria e a minha pratica, reconhecendo sempre a diversidade de discussões, que a chamada Educação pode assumir no dialogo com diferentes abordagens, teorias e autores.
A construção do meu pensamento sempre devera basear-se e fundamentar-se na teoria, contextualizada com minha pratica em sala de aula. Os universos da teoria e da pratica estarão sempre atrelados, seja nas aulas presenciais,expositivas e interativas a que frequento, como tambem nas dinamicas elaboradas por mim a partir dos conhecimentos adquiridos como aluna do PEAD.
Devo manter-me sempre muito bem informada através de emails, aulas presenciais, filmes propostos ou não condizentes com os conteúdos, revistas, jornais, e minha propria reflexão, não desanamindo a qualquer improviso, como falta de tempo , afinal somos seres humanos tambem, mas sempre tentando dar tudo de si e tentar seguir os prazos estipulados, afinal foi escolha nossa fazermos parte desta proposta a distancia da UFRGS.
E para que haja evidencias de que estou realmente aprendendo ,necessito participar ativamente de todas as atividades propostas, foruns e seminarios engajando-me ao maximo para tirar o melhor proveito possivel e projeta-las em minhas praticas diarias como professora,assim iniciarei propondo a meus alunos do segundo ano de alfabetização um PROGETO envolvendo LENDAS e HISTORIAS, precisando para cumprir minha missao uma boa dose de cultura e toda a dose de carater para ter uma visão ampla dos problemas da vida e da educaçãoe interpretar corretamente os fatos que ocorrem em minha comonidade escolar.Como professors usarei toda a minha criatividade, inteligencia e imaginação, assim saberei dar toques de entusiasmo as histórias, penetrando no mundo da fantasia que meus pequenos alunos possuem, demonstrando total dominio da tematica central em questão, desenvolvendo argumentos, capacidade associativa, desenvolvendo a minha criatividade e o senso critico sobre as tematicas abordadas.
OBJETIVOS: Como as crianças apreciam enormemente ouvir, reproduzir ou inventar historias, esta atividade irá enriquecer nossas experiencias desenvolvendo a linguagem e a organização logicade seus pensamentos, e assim muitas outras atividades poderão surgir oriundas destas lendas e histórias.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: Contação de historias
Reprodução de historias lidas ou contadas
Interpretação de suas experiencias ou desenhos
Invenção de historias originais criadas pelos
alunos
RECURSOS:Livros de literatura infantil, quadro-mural, apetrechos para a contagem,etc.
FINALIDADE:Dar alegria aos que ouvem
Formar atitude de apreciar bons livros
Estimular na criança o desejo de conhecer uma boa literatura
AVALIAÇÃO:Sera realmente satisfatorio se eu como professora, conseguir orientar passo a passo estas experiencias, dando-lhes uma diretriz no amplo campo da literatura, ajudando assim seu desenvolvimento intelectual e levando meus alunos a apreciar a literatura assim como seu valor. Assim irei oferecer ao meu aluno inúmeras oportunidades para meu aluno aprender alegre e intensamente,

Um comentário:

Luciani Silva Bocorni disse...

Oi Sandra!
Fico feliz por ter conseguido postar teus comentários que iniciam o trabalho de 2008, assim como veificas-te que possui condições de alcançar teus objetivos independente de situações que podem parecer difíceis gostaria de que compartilhasse com os colegas vivências de tua prática educacional, que demonstra ser rica em detalhes. Me coloco à disposição para qualquer dúvida.
Abraços.