sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

MUSICA NA ESCOLA


Atividade: Fórum e Leitura – Porque escutamos tanta porcaria?


Achei este texto genial, muito propicio para o momento, principalmente para mim, que neste semestre estou responsável pelo projeto de dança da escola, vindo esta atividade de encontro a ajudar-me, dando-me total apoio e deixando-me mais confiante ao realizar as escolhas musicais do projeto.
Afirmo isto com total confiança, pois ao propor algumas musicas aos alunos deste projeto, para serem aproveitadas para algumas coreografias, não fui muito feliz, pois os alunos participantes deste grupo, não apoiaram minhas escolhas ou sugestões, como Papas da Língua, Rita Lee entre outras musicas e acabaram propondo e escolhendo músicas como Funk,Latino e Pagode, e estas músicas eles coreografaram com toda a facilidade e boa vontade que puderam, parecia que a musica entrava por suas almas e saia através de seus movimentos muito sincronizados e repetitivos. E so queriam, ou gostavam destes estilos musicais,e que para mim não diziam nada,pois nem melodia parecia ter,era sim uma conversa cantada.Mas fui aprendendo durante as atividades propostas pela interdisciplina de musica, que estas musicas são impostas na cabecinhas deles, por serem tocadas com muita freqüência, rolando ate dinheiro alto para isto, e que há poderosos que decidem o que vai ser tocado nas rádios e o que vai ser ouvido por esta galera que só quer escutar o que esta na moda ou na mídia e que os critérios não se limitam ao valor artístico da musica e a única exigência é ser incontestavelmente medíocre, pois o mundo anda ávido pelo consumo de sensações.
Outro dia fizemos parte de uma apresentação no ginásio Municipal de SL, na Mostra Pedagógica,e acabamos por apresentar o repertório de musicas ensaiadas por eles, o que não poderia deixar de ser , FUNK, é claro;com um grupo misto de meninos e meninas. Foi um show, aplausos e mais aplausos, dados por quem? Outros garotos e garotas, das mesmas idades que os participantes do projeto.
Isto demonstra que realmente nosso adolescente se deixa levar pelo modismo, pela sensação, e notei realmente que existe quem produz e oferece este tipo de musica , porque existe quem compra ou escuta.
Então senti algo estranho, senti o embalo daquela “porcaria que estava escutando” e ate achei aquela apresentação bonita, todos participaram bem e o visual era bem bonito. Então fiquei pensando e perguntei-me: - Será que isto basta? Será que os adolescentes de hoje não se importam com o conteúdo ou o valor artístico de uma música? E a resposta que eu achei, é que realmente não se importam, a musica escutada hoje por eles é totalmente sem escrúpulos, parecendo-me totalmente vazia e superficial.
Por fim acabei sentindo-me velha e fora de moda, mas também extremamente feliz, pois as evidencias demonstraram que a minha geração era mais exigente e muito mais fiel. Sandra Viganigo Alves

Nenhum comentário: